Recebeu dividendos? Veja como declarar o lucro ao Leão
-
Você vai precisar do CNPJ da fonte pagadora e o valor do rendimento
-
Os dados estão no informe de rendimentos enviado pela empresa
Quer uma boa notícia? Dividendos recebidos de empresas que estão no Brasil são isentos de Imposto de Renda. E o que é melhor ainda: é bem simples declarar esses ganhos no Imposto de Renda 2022. Confira nosso passo a passo e resolva a questão rapidinho:
5 passos para declarar os dividendos
Para declarar os dividendos recebidos de empresas que estão no Brasil, você precisa:
- clicar na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis;
- selecionar o campo 09 – Lucros e Dividendos Recebidos;
- indicar o tipo de beneficiário (titular ou dependente);
- informar nome e CNPJ da fonte pagadora e o valor do rendimento. As informações devem estar no informe de rendimentos enviado pela empresa.
- se receber dividendos de diferentes CNPJs, é só repetir o processo para cada um.
E está feito!
Como declarar dividendos recebidos do exterior
O mesmo não se aplica aos dividendos recebidos de empresas que estão fora do Brasil. Neste caso, você terá que entrar em outra ficha do Imposto de Renda 2022. Como eles são tributáveis – e têm impostos pagos mensal ou trimestralmente por meio de DARF – para inclui-los na declaração, você precisa importar os dados do Carnê Leão. Ao fazer isso, as informações entram automaticamente na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de PF/Exterior.
Tenha atenção para dois pontos. O primeiro é que mesmo que as DARFs já estejam pagas, as informações devem estar no Imposto de Renda. O segundo, mais animador, é que justamente por as DARFs já estarem pagas, você não tem que acertar essas contas com o Leão na declaração.
Leia a seguir